sexta-feira, 30 de maio de 2008

Harrison Ford depila-se por questões ambientais

A organização ambiental Conservation International colocou na internet um vídeo com Harrison Ford, onde o actor depila o peito com cera quente para chamar atenção para o problema da desflorestação. Esta acção pretende aproveitar a visibilidade que o actor está a obter com a estreia de um novo filme da saga Indiana Jones, onde é protagonista. A criatividade é da BBDO de Nova Iorque.


Harrison Ford depila-se por questões ambientais

A organização ambiental Conservation International colocou na internet um vídeo com Harrison Ford, onde o actor depila o peito com cera quente para chamar atenção para o problema da desflorestação. Esta acção pretende aproveitar a visibilidade que o actor está a obter com a estreia de um novo filme da saga Indiana Jones, onde é protagonista. A criatividade é da BBDO de Nova Iorque.


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Socorro…. Quero emigrar… de planeta!!!

Há dias e dias e há aqueles em especial, em que nos apercebemos que tudo corre mal. Há anos, meses, dias que oiço que a situação do país está má, que vivemos na recessão, na crise, nisto e mais aquilo! Mas, a verdade é que isto está mesmo a ficar claustrofóbico. Não há noticiário que não anuncie mais uma subida da gasolina, mais uma projecção errada no crescimento da economia portuguesa. As pessoas estão fartas de apertar o cinto, de não ter empregos com condições. Prolifera o império dos recibos verdes, da precariedade no trabalho, a insegurança que afecta tantos jovens, para já não falar da taxa de desemprego, sobretudo entre os jovens e os licenciados. Como ser adulto, então, neste país? Como sair da casa dos pais? Como assegurar o pagamento de uma renda de casa? Como constituir família?
Confesso que eu, que não gosto deste ambiente de desânimo à minha volta, me começo a sentir afectada. As pessoas andam indignadas, e em todo o lado o tema da conversa é quase sempre o mesmo, os tostões que não chegam até ao fim do mês, o preço dos produtos alimentares que subiu em flecha, um rol de queixas e lamúrias.
Além disto, o desânimo que se vive na Função Pública, onde o regime de vínculos e carreiras vai mudar por completo, deixando milhares de funcionários, com as pernas cortadas, com progressões na carreira congeladas e reclassificações anuladas. Fomenta-se o comodismo, a estagnação e a falta de iniciativa e progressão individual. Desencoraja-se o desenvolvimento de habilitações literárias, pois deixa de haver hipótese de aceder a carreiras. Na reunião a que hoje assisti numa câmara municipal que tem vindo a esclarecer os seus funcionários sobre a mudança em curso, ouvi o caso de um homem que foi cabuqueiro, mais tarde passou a calceteiro, mas apesar de ter já o 12ºano e até ter já no seu currículo o primeiro ano do curso de história na Faculdade de Letras de Lisboa, tudo isso não contará para nada daqui em diante. Uma vez calceteiro, sempre calceteiro!!!
Desculpem-me o meu grito de revolta, mas tudo isto me deixa desconsolada, até porque acho que a partir de agora ou nos adaptamos a todas estas mudanças ou o futuro será negro. Infelizmente, não vejo muitas luzes ao fundo do túnel, e o pior não sei para me onde virar, porque a crise está espalhada pela Europa e pelo Mundo, não há por onde fugir! Resta esperar por melhores dias… (e esta chuva, que nunca mais passa!...)

sábado, 24 de maio de 2008

Notícias de museus e património imaterial

Os museus começam a sentir cada vez mais a necessidade de estabelecer plataformas de comunicação partilhadas com a comunidade. Os blogs são uma dessas realidades, a que os museus não ficam indiferentes, tendo surgido nos últimos tempos, ainda que timidamente muitos blogs temáticos ligados a instituições museais. Porque os museus não devem ser virados para o interior, mas para os públicos, devendo estimular o diálogo, a participação e o envolvimento de todos os cidadãos, os blogs desempenham um papel importante não só na divulgação dos seus acervos e actividades, como também na promoção da discussão.

A propósito disto, visitem o blog do Museu Anastácio Gonçalves e deixem comentários.






Dia 30 de Maio, inserido nos colóquis sobre o património cultural imaterial, promovido pelo IMC (Instituto de Museus e Conservação), realiza-se um encontro no Museu da Luz, na Aldeia da Luz. Este colóquio visa promover a reflexão sobre as possibilidades e os desafios que se colocam hoje aos processos de salvaguarda do património imaterial, em termos da exigência técnico-científica de que os mesmos se devem revestir, da importância que deve assumir a salvaguarda dos registos desse património no âmbito da constituição de arquivos audiovisuais, bem como do envolvimento e da participação das comunidades detentoras desse mesmo património.
09h30 Recepção aos Participantes

10h00 Abertura


10h30 Um Museu para a Luz, Maria João Lança (EDIA, S.A - Museu da Luz)

10h50 Pesquisa e Recolha Etnográfica: o caso da aldeia da Luz, Clara Saraiva (IICT / FCSH-UNL)

11h20 Intervalo

11h40 A Luz em Imagens, Catarina Mourão (Laranja Azul)

12h20 Debate

12h40 Intervalo para Almoço
15h00 Arquivos Audiovisuais no Século XXI, Salwa Castelo Branco (INET-MD - FCSH)

15h20 A Estratégia da Direcção Regional de Cultura do Alentejo para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Região, Ana Pagará (DRCALEN) Paulo Lima (DRCALEN)
15h40 Núcleo da Oralidade do Museu de Castro Verde: representar e dinamizar a memória, entre o material e o imaterial, Paulo Nascimento (CMCV) Miguel Rego (CMCV)

16h00 Museus e Património Imaterial: algumas práticas nos museus da RPM, Cláudia Freire (DCQM/IMC)
16h20 Debate
17h00 Encerramento
Inscrição Gratuita (No entanto, é necessário proceder à inscrição)
Organização Inscrições:Instituto dos Museus e da ConservaçãoDepartamento de Património Imaterial

Tel: 21-365 08 26/ Email: dpi@imc-ip.pt / http://www.ipmuseus.pt/

As próximas conferências:
Saberes e Técnicas: entre o Registo e a TransmissãoEcomuseu Municipal do Seixal - 27 JUNHO 2008
Terrenos Portugueses: O que Fazem os Antropólogos?Faculdade de Ciências e Sociais e Humanas - 13 OUTUBRO 2008
Museus Globais: Colecções Etnográficas e MulticulturalidadeMuseu Nacional de Etnologia - 28 NOVEMBRO 2008

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sugestão de feriado


Como este tempo insiste em pregar-nos uma finta e não nos deixar aproveitar convenientemente as delícias do ar livre, pelo menos podemos alegrarmo-nos com o regresso do nosso herói de infância e de juventude... Mais velho, com mais rugas... mas será que continua a agradarmo-nos como antigamente? É esse desafio que eu vos faço, vão ver o filme e deixem aqui os vossos comentários. Eu vou tentar não perder... não será igual, não terá a mesma magia, mas pelo menos poderemos fazer por instantes uma breve viagem no tempo e quem tenha filhos pode ser mesmo giro partilhar com eles as novas aventuras do Indiana... beijinhos e bom feriado e fim de semana prolongado...

terça-feira, 13 de maio de 2008

Embarcações tradicionais na Baía do Seixal em Maio


De 16 a 20 de Maio irá decorrer o 2º Encontro de Embarcações Tradicionais na Baía do Seixal. Deixo aqui o repto a que participem e aproveitem para disfrutar da magnífica paisagem do Seixal, assim como experimentar a sensação de navegar numa embarcação tradicional.

Este 2º Encontro de Embarcações Tradicionais na Baía do Seixal é organizado pela Câmara Municipal do Seixal através do Ecomuseu Municipal do Seixal, em cooperação com a Associação Náutica do Seixal, a Associação Naval Amorense, outras associações náuticas e proprietários de embarcações tradicionais.


Aqui fica o programa do Maio Património 2008 – no Seixal para os interessados:


16- 20 de Maio
Programa
2º Encontro de embarcações tradicionais na Baía do Seixal

Dia 16
12h30 15h00 – Desfile de embarcações tradicionais
17h00 - Visita e Moscatel de Honra no Núcleo Naval do EMS

Dia 17
13h15 16:h00 – 2ª Regata do Ecomuseu Municipal do Seixal
14h00 16:h00 – Ateliês Aprender a fazer… Nós de marinheiro e Pintura tradicional de barcos do Tejo
para público juvenil e adulto/famílias
Jardim do Seixal
16h30 19:h30 – Sessão pública Associações náuticas e museus, como agentes de
desenvolvimento através das culturas e dos patrimónios flúvio-marítimos
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal


Dia 18
14h00 16:h00 – Ateliês Aprender a fazer… Nós de marinheiro e Pintura tradicional de barcos do Tejo
para público juvenil e adulto/famílias
Jardim do Seixal
14h30 16h30 – Passeio do Dia Internacional dos Museus para Amigos e Doadores do EMS

Dia 19
14h00 16h00 – Ateliês Aprender a fazer… Nós de marinheiro e Pintura tradicional de barcos do Tejo
para escolas, associações e outras instituições recreativas e culturais do concelho
Jardim do Seixal
14h00 17h00 –
Passeio a bordo de embarcações tradicionais para escolas, associações e outras instituições recreativas e culturais do concelho

Dia 20
14h30 16h30 – Ateliês Aprender a fazer… Nós de marinheiro e Pintura tradicional de barcos do Tejo
para escolas e instituições recreativas e culturais do concelho
Jardim do Seixal
14h30 17h30 -
Passeio a bordo de embarcações tradicionais para escolas, associações e outras instituições recreativas e culturais do concelho

Concerto da Noite dos museus no EMS
Dia 17
22h30
Concerto pelo Ensemble Barroco do Chiado
Núcleo da Mundet Entrada Livre
Neste data, o Núcleo abrirá excepcionalmente ao público entre as 14h00 e a 01h00 de dia 18.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Museu do Oriente inaugura hoje...


O Museu do Oriente inaugura hoje, em Alcântara. De Sexta Feira dia 9 a Domingo a entrada é gratuita. Em baixo podem ver o programa das festas.

Festa do Oriente

9, 10, 11 MAIO



Três dias de música, cinema, marionetas, teatro de sombras e um sem número de actividades educativas é o que o Museu do Oriente tem para oferecer ao público que, logo após a inauguração oficial, no dia 8 de Maio, acorra a visitar as suas exposições.Integralmente gratuita (à excepção do espectáculo de Mário Laginha, que inaugura o auditório), a actividade foi pensada para atrair todos os públicos, dos mais novos aos mais velhos.Para além de poder ver, em primeira mão, as exposições Presença Portuguesa no Oriente, Deuses da Ásia e Máscaras da Ásia, quer individualmente, quer em visitas guiadas, os três dias da Festa do Oriente serão preenchidos com música hindustani, danças tradicionais de Goa, música chinesa em instrumentos ocidentais e danças do Rajastão.Pelo auditório, vão passar alguns dos filmes japoneses que constam da programação do Monstra – Festival de Animação de Lisboa. A tradução de nomes para chinês, as leituras do zodíaco chinês, a consulta a um adivinho de Macau, o ensino da arte de recorte de papel, a pintura de mãos ao gosto hindu, a feitura de máscaras, o ritual do chá, como se faz na China ou no Japão e até aulas de tai ji quan são outras das actividades que o Museu do Oriente tem para propor nos três primeiros dias de abertura.
MÚSICA

TRIMURTI (Portugal, Vietname, Índia, Japão)Mário Laginha (Portugal) - pianoNgyen Lê (Vietname) - guitarrasPrabhu Edouard (Índia) – tablasJoji Hirota (Japão) – tambores taiko e shakuhachi
9, 10, 11, 12 MAIO - AUDITÓRIO22:00Preço: € 20,00
+ info

MÚSICA HINDUSTANI (ÍNDIA)
Manuel Leão - sitar9, 10, 11 MAIO - SALÃO MACAU
9 Maio, 21:0010 Maio, 11:00 (com Francisco Cabral nas tablas)
10 Maio, 21:0011 Maio, 11:00 (com Francisco Cabral nas tablas)11Maio, às 21:00
+ info


MÚSICA CHINESA EM INSTRUMENTOS OCIDENTAIS
Quarteto Capela
9, 11 MAIO - SALÃO MACAU
9 Maio, 14:3011 Maio, 17:30
+ info

TEATRO

NÃO TOQUEM NAS MINHAS MÃOS
Sombras com mãos
Valeria Guglietti (Argentina)
10, 11 MAIO - AUDITÓRIO15:00 e 16:30
+ info
DANÇA

DANÇAS DO RAJASTÃO
Carolina Fonseca
9, 10, 11 MAIO - SALÃO MACAU
9 Maio, 18:0010 Maio, 14:3011 Maio, 14:30
+ info

MÚSICA E DANÇAS TRADICIONAIS DE GO
AGrupo Ekvât
10, 11 MAIO - SALÃO BEIJING
10 Maio, 19:0011 Maio, 19:00
+ info

Ekvât – Workshop para crianças 10, 11 Maio - Sala Goa Piso 411:30-12:30Elementos do Grupo Ekvât farão uma demonstração dos passos de uma dança de curumbins e entoarão canções em concani, língua falada em Goa. As crianças poderão imitar os passos, experimentar as roupas e dançar com as cheretas (cascas de coco).
CINEMA

MONSTRA – FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE LISBOA10, 11 MAIO

OFICINAS
Arte Chinesa de Recorte de Papel (Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)9, 10, 11 Maio - Sala Nova Deli Piso 4
10:00,11:30, 14:00, 15:30, 17:00
Duração: 1 hora
Antigamente, no Norte da China, a tradição impunha como primeira arte manual feminina o recorte de papel. No Inverno, quando a paisagem está coberta de neve, as janelas são ainda decoradas com os recortes, que trazem vigor e sorte para o ano novo. Com este ateliê pretende-se ensinar a técnica do recorte de papel.

O Meu Rosto de Herói9, 10, 11 Maio - Oficina do SE Piso -1
10:00, 11:30, 14:00,15:30, 17:00
Duração: 1 horaGuerreiro, deus ou feiticeiro? Qual deles gostarias de ser? Com uma máscara podes ser quem quiseres e, a partir daí, conquistares mundos, vencer dragões e navegar oceanos! Oficina de construção de máscaras de gesso, com o formato da própria cara, pintadas a partir de imagens de heróis e deuses que habitam as salas do Museu.

Origami (Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)9, 10, 11 Maio - Sala Tóquio Piso 4
10:00, 11:30, 14:00, 15:30, 17:00
Duração: 1 horaChama-se Origami (ori significa "dobrar", e kami "papel") à arte de dobrar o papel, muito popular no Japão e no Oriente em geral. Ao criar uma peça através da dobragem de papel, podemos aperfeiçoar a nossa capacidade de imaginação simétrica e multidimensional, estimulando a concentração e disciplina. Aprende a transformar uma simples folha de papel nas mais diversas figuras.

Henna, Pintura de Mãos
15:00-22:009, 10, 11 Maio - Lounge
Na cultura hindu, a henna é usada em todos as grandes celebrações religiosas. Nos casamentos, as noivas pintam as mãos e os pés com intrincados desenhos que pretendem simbolizar a força do amor num casamento. Daí que a noiva procure manter as pinturas o máximo de tempo possível. Viva a experiência de adornar as suas mãos ao gosto hindu.

Ikebana (Em colaboração com Ikebana International)9, 10, 11 Maio - Sala Díli Piso 4
10:00-13:0015:00-17:00Ikebana (em japonês "flores vivas") é a arte japonesa dos arranjos florais. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três conceitos básicos que simbolizam o céu, a terra e o homem. Nesta oficina, três professoras da Academia Michi da Ikebana International ensinam os princípios básicos desta técnica ancestral.

ARTES MARCIAIS

Tai Ji Quan, Estilo Chen 9, 10, 11 Maio - Sala Macau Piso 411:30, 15:30,17:00Duração: 1 horaCom origem nas artes marciais, o Tai Ji Quan é praticado como uma ginástica lenta que visa o equilíbrio e a coordenação corporal, resultando numa forma de meditação em movimento. O estilo Chen é o mais antigo dos cinco estilos tradicionais de Tai Ji Quan.

RITUAL DO CHÁ
Ritual do Chá Oolong (Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)9, 10, 11 Maio - Sala Beijing Piso 4
13:00, 14:00, 15:00, 16:00, 17:00
Na tradição cultural chinesa o ritual do chá decorre desde a sua plantação, recolha e secagem, até à preparação da infusão, culminando no elaborado processo de o servir. Desfrute de um momento onde a beleza, a harmonia e o convívio são as notas dominantes.

Ritual do Chá Japonês
9, 10, 11 Maio - Sala Beijing, Piso 4
18:00, 21:00
Duração: 1 horaA cerimónia do chá, requer muitos anos de treino. Antes de dominar toda esta técnica, cada detalhe significa mais do que simplesmente servir o chá. É crucial que os movimentos sejam perfeitos, graciosos, e delicados. Uma demonstração da singular beleza do ritual do chá japonês!

ARTES DIVINATÓRIAS
Loi Leong Kwok - Adivinho
9, 10, 11 Maio - Lounge
12:00, 15:00, 18:00, 20:00
O adivinho, astrólogo, feiticeiro ou homem de saber, entre muitas outras expressões como poderia ser designado, é uma figura típica e disputada no Largo do Leal Senado, em Macau. Não perca a oportunidade de desvendar o que o futuro lhe reserva nas palavras de um genuíno adivinho macaense.

Consulta do Signo do Zodíaco Chinês(Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)
11:00-22:00 9, 10, 11 Maio - Sala Goa Piso 4
O horóscopo chinês tem como base um Zodíaco com um ciclo de 12 anos, tendo cada ano um animal como signo. Segundo a lenda, Buda queria organizar o mundo e, para tal, chamou os animais para um congresso, organizando-os por ordem de chegada. Descubra o que o seu signo do Zodíaco chinês lhe reserva para 2008.
CALIGRAFIA CHINESA

Tradução de Nomes para Chinês (Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)9, 10, 11 Maio - Centro de Documentação11:00-22:00Diga o seu nome e veja como um calígrafo interpreta os sons e, munido de pincel, tinha da china e folha de papel de arroz, os traduz para caligrafia chinesa.

VISITAS GUIADAS

Visitas Orientadas por Especialista 9 Maio
17:00
Máscaras da Ásia, com Sylvie Gonfond, colectora e conservadora da Colecção Kowk On (visita guiada em francês)

18:00
Deuses da Ásia, com Jacques Pimpaneau, colector e conservador da Colecção Kowk On (visita guiada em francês)

19:00 e 21:30Presença Portuguesa na Ásia, com Fernando António Baptista Pereira, museólogo responsável pelo percurso expositivo do Museu do Oriente.

Visitas Guiadas Gerais
Uma visita guiada aos diferentes espaços de exposição pela equipa de monitores do Serviço Educativo.
9 Maio - 11:00, 14:00,16:0010, 11 Maio - 11:00, 14:00,16:00,18:00, 21:00

O Colégio Guadalupe faz-nos viajar até Macau!
10 Maio - Colecção Presença Portuguesa na Ásia Núcleo de Macau Piso 1 No contexto do desafio lançado às escolas pelo Serviço Educativo do Museu do Oriente, em torno do tema Viagem, os alunos do Colégio Guadalupe, em Verdizela, decidiram partilhar com os visitantes do Museu uma experiência única! Estudaram a fundo aspectos relativos a Macau e vão transmitir os seus conhecimentos através de uma visita guiada ao Núcleo de Macau da exposição Presença Portuguesa na Ásia.

Exposição A caminho do Oriente – A Viagem
9, 10, 11 Maio - Oficina SE Piso -1Exposição dos projectos anuais desenvolvidos pelas escolas que aceitaram o desafio lançado pelo Serviço Educativo antes da abertura do Museu do Oriente. A capacidade criativa de alunos e professores numa mostra de trabalhos que partiram de um tema universal – A Viagem

terça-feira, 6 de maio de 2008

Evento Chiado na Moda


Deixo ficar aqui o programa do Evento «Chiado na Moda», durante o decorrer desta semana. A animação cultural está a cargo do «Saltimbanco», com dinamização de várias oficinas. Não se esqueçam que todos os pretextos para ir ao Chiado são bons... esta parece ser uma boa aposta para revitalizar a vida deste local emblemático da cidade de Lisboa.

5 de Maio

15:00 Arranque das acções com inauguração das exposições, nos locais indicados
15:00 Apresentação Audiovisual do Museu Nacional do Traje no Auditório FNAC Chiado
16:00 Primeiro workshop de Consultadoria de Imagem no Atelier dos Storytailors, Calçada do Ferragial, n.º 10, 1200-184 Lisboa
18:00 Visita ao atelier dos Storytailors


6 de Maio
15:00 Apresentação Audiovisual do Museu Nacional do Traje no Auditório FNAC Chiado
16:00 Workshop de Consultadoria de Imagem no Atelier dos Storytailors, Calçada do Ferragial, n.º 10, 1200-184 Lisboa
18:00 Visita ao atelier dos Storytailors


7 de Maio

18:00 Visita ao atelier rui duarte/the loser project
18:00 Workshop / Discussão / Descrição das técnicas artesanais / tecnológicas utilizadas pelo atelier rui duarte/the loser project na colecção 08/09, Rua do Ferragial, n.º 1
19:00 Conversas no Restaurante Tágide com João Brito e Cunha


8 de Maio

10:00 Abertura do Mercado de Moda
10:00 - 22:00 Rua Anchieta ao treze, o Outro Lado da Moda/ Atelier Aberto
13:00 / 16:00 Oficina Cultural de Moda Reciclada – Rua Anchieta
19:00 Actuação do Coro Renascer Chiado na Rua Garrett


9 de Maio

10:00 Abertura do Mercado de Moda
10:00 - 22:00 Rua Anchieta ao treze, o Outro Lado da Moda/ Atelier Aberto
14:00 / 17:00 Oficina Cultural de Jornalismo – Repórter de Moda – Rua Anchieta
16:00 Exposição de automóveis antigos na Rua Garrett
16:00 Chá da Moda - Tertúlia sobre moda com os Storytailors, no restaurante Tágide
18:00 Visita guiada: Passeio pela história dos productos portugueses - Rua Anchieta 11 - Loja "Vida Portuguesa"
21:30 Desfile de Moda no Largo de São Carlos
24:00 Festa “ Chiado na Moda”


10 de Maio

10:00 Abertura do Mercado de Moda
10:00 - 22:00 Rua Anchieta ao treze, o Outro Lado da Moda/ Atelier Aberto
10:00 / 13:00 Oficina Cultural de Face Painting – Rua Anchieta
10:00 / 13:00 Oficina Cultural Estúdio de Fotografia : Modelo Fotográfico – Rua Anchieta
13:00 / 16:00 Oficina de Moda Reciclada – Rua Anchieta
15:00 / 19:00 Oficina Cultural de Face Painting - Rua Anchieta
16:00 / 18:00 Oficina Cultural de Jornalismo – Repórter de Moda – Rua Anchieta
16:00 / 19:00 Oficina Cultural Estúdio de Fotografia : Modelo Fotográfico – Rua Anchieta
18:00 Encerramento das exposições

sábado, 3 de maio de 2008

"Kiss Me, Oh Kiss Me" - o vídeo!



A fotografia do vídeo é do Paulo Segadães, a pós-produção de Filipe Monteiro e a realização ficou a cargo do próprio David Fonseca.

Quem goste deste cantor pode acompanhar as aventuras e desventuras da sua digressão no seu blog: http://davidfonseca.blogs.sapo.pt/

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...