sexta-feira, 17 de julho de 2009

Boas Férias e Riam muito!

Chegado o Verão, tudo se repete, o sol, o mar, a praia, os passeios, as viagens, os novos percursos conhecidos que nos causam deslumbre!
Aqui vos endereço o meu voto de boas férias! Eu também irei. Prometo contar aqui as novidades e deixar ficar as minhas reflexões e partilhar convosco as emoções dos novos lugares que irei conhecer. Divirtam-se! Dêem notícias, deixem comentários que são sempre bem-vindos!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Colóquio de Antropologia na Junta de Freguesia do Laranjeiro


Tal como tinha prometido aqui fica um pequeno registo da noite do dia 8 de Julho, dedicado à Antropologia, ao seu estudo e método e às experiências de terreno que eu e o Luís Maçarico temos tido nos últimos anos.
Considero que esta noite foi bastante importante para mim, por me ter sido dada a oportunidade de partilhar com os outros o meu interesse pela Antropologia, exaltando o seu aspecto pedagógico e humanista, para mim mais importante do que os seus postulados teóricos.
No fim da sessão foi com satisfação que percebi que a mensagem que pretendia passar tinha chegado à audiência, havendo quem se chegasse perto de mim e me dissesse que tinha gostado tanto de saber o que era a Antropologia que ia começar a ler livros de Antropologia. Fiquei entusiasmada, era mesmo isso que pretendia, deixar ficar o “bichinho” e o gosto pelo estudo das expressões culturais, quabrando tabus e deixando os preconceitos de lado.
A sessão foi abrilhantada com a actuação do grupo coral feminino «Cantadeiras do Alentejo», do Laranjeiro, acompanhadas pelo seu ensaiador que foi falando sobre a origem de cada moda entoada. O grupo coral declamou também um poema de Rosa Dias, que ontem infelizmente estava doente e não pôde comparecer, ela que costuma acompanhar este grupo nas suas actuações. Apesar de brilhantemente declamado o poema do Alqueva, por uma das cantadeiras presentes, tive pena que a Rosa, cheia de “garra” e “fibra” não estivesse presente.
O Luís Maçarico falou sobre o seu percurso antropológico e da descoberta que fez em cada trabalho, no seu modo habitualmente eloquente e poético, um eterno sonhador, que deseja a partilha do conhecimento, mas não suporta os plágios e as faltas de respeito pelo “autor”.
Foi só pena que não tivesse havido tempo para debate, pois estou certa que muito haveria a dizer e a comentar junto da assistência interessada.
Foram momentos interessantes os desta noite, pela sua simplicidade, pela sua genuinidade, os quais considero serem nos dias que correm os mais importantes, pois o mundo está cheio de cinismos e de sorrisos falsos. É no abraço destes amigos que nos sentimos em casa. E ontem foi bom sentir esse abraço verdadeiro.
Um último agradecimento ao Sr. Joaquim Avó, da Associação Alma Alentejana, que directamente me fez o convite para participar, ao Sr. Presidente da Junta do Laranjeiro, como amavelmente nos recebeu e nos fez sentir em casa. Obrigada!


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Colóquio de Antropologia na Junta de Freguesia do Laranjeiro


Convido-vos para assistirem à noite cultural na Junta de Fregusia do Laranjeiro, sobre Antropologia, no dia 8 de Julho, às 21.30h, onde eu e o meu amigo Luís Maçarico iremos falar sobre as nossas experiências antropológicas. Apareçam!

Fotografia de Luís Martins


Morada da Junta de Freguesia do Laranjeiro:
Terreiro João de Barros, 22-C
2810-232 Almada
Email: geral@jflaranjeiro.pt
Telefone:+351 212509570
Fax: +351 212509575

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ciclo de cinama


Nos dias 4 e 5 de Julho terá lugar no Museu Nacional de Etnologia o ciclo de cinema documental Entre África e Índia. Antropologia e imagem, com a apresentação de oito filmes de Ákos Östör, antropólogo e realizador.

Enquadrado na Summer School Lisbon 2009 do ISCTE-IUL/ Brown University, o filme Singing pictures é precedido de uma visita à exposição Pinturas cantadas: arte e performance das mulheres de Naya, às 14h de sábado, dia 4, e a sua apresentação e discussão são moderadas pela Professora Rosa Maria Perez, com a presença Ákos Östör e de Lina Fruzzetti.

Programa


Sábado, 4 de Julho
Das 14h às 18h

Aula da Summer School Lisbon 2009 ISCTE-IUL/ Brown University:

Visita à exposição
Pinturas cantadas: arte e performance das mulheres de Naya
e apresentação do filme
Singing Pictures (2005)
de Lina Fruzzetti, Ákos Östör, Aditi Nath Sarkar
Debate com moderação de
Rosa Maria Perez

Hora de início:
19h

Serpent Mother (1985)
de Allen Moore e Ákos Östör

Loving Krishna (1982)
de Allen Moore e Ákos Östör

Seed and Earth (1995)
de Lina Fruzzetti, Alfred Guzzetti, Ned Johnston e Ákos Östör
Sons of Shiva (1985)de Robert Gardner com Ákos Östör


Domingo, 5 de Julho

Hora de início:
11h

Khalfan and Zanzibar (2000)de Lina Fruzzetti, Alfred Guzzetti e Ákos Östör

Fishers of Dar (2001)
de Lina Fruzzetti, Ákos Östör e Steven Ross

Songs of a Sorrowful Man (2009)
de Lina Fruzzetti, Ákos Östör e Aditi Nath Sarkar

- Lina Fruzzetti e Ákos Östör estarão presentes em todas as sessões -


Os filmes têm narração ou legendagem em inglês

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...