domingo, 30 de janeiro de 2011

Visita ao Moinho de Papel- Leiria

Iniciaram-se hoje um ciclo de visitas denominadas «No Trilho dos Moinhos», promovidas pelo Ecomuseu Municipal do Seixal, tendo sido a primeira ao Moinho de Papel em Leiria.
Este moinho foi construído no séc. XV, por autorização de D. João I a Gonçalo Lourenço de Gomide, escrivão do rei. Surgiu em 1411 e foi aqui que se produziu o primeiro papel português (o papel foi inventado pelos chineses no séc. III d.C.) tendo como matéria prima o trapo. Foi também moinho de cereais, mas acabou por ficar fortemente ligado à produção de papel.


Em 1999, a Câmara Municipal adquiriu o edifício do moinho que se encontrava bastante degradado, e a partir de 2003, iniciou as escavações arqueológicas para comprovar que se tratava do moinho original. A partir daí o moinho foi recuperado, graças a apoios europeus, tendo sido aberto ao público como espaço museológico em Setembro de 2009.
A arquitectura do projecto de remodelação esteve a cargo de Siza Vieira, e contou com o projecto museológico de António Nabais.







Sem comentários:

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...