domingo, 11 de fevereiro de 2018

«Noite Viva», em cena no Teatro Aberto


«Noite Viva», em cena no Teatro Aberto, é uma peça de teatro diferente da que estamos habituados a ver, normalmente em cenários precisos e espaços demarcados, aliando a magia do teatro com o cinema, o que é extremamente bem conseguido, pois através da imagem as personagens ganham maior profundidade e complexidade. É como se assistíssemos a um espetáculo dentro de outro espetáculo e as personagens saltassem do palco e ganhassem uma vida e uma dimensão real, movendo-se para além do espaço e do tempo.

Esta peça passa-se quase sempre à noite, numa garagem suburbana dos arredores de Lisboa, local onde se desenvolve a trama e se juntam as solidões de Tomás, um homem de meia idade que vive de trabalhos ocasionais; Ana, a jovem que Tomás salva das mãos de um violento agressor; Doc, um homem com deficiências cognitivas que se inquieta com os segredos da vida e do universo, registando todas as frases e citações que vai ouvindo num caderno que o acompanha sempre; e o Tio Mauríco, um idoso recém viúvo, amargurado e desiludido com a vida, que se arrasta através dos dias sempre iguais. Nesse espaço exíguo, tocam-se realidades antagónicas de pessoas à deriva e inconformadas e conectam-se alegrias, tristezas, deceções e esperanças perdidas.


«Noite viva», de autoria do irlandês Conor Mcpherson, faz assim um retrato de pessoas desencantadas com a vida, em rota de colisão com elas mesmas, que se limitam a sobreviver num dia a dia marcado pela decadência moral, as drogas, a violência e a prostituição, a mendicidade.


A “noite” é assim definida nesta peça como um grande túnel em que cada um faz uma travessia, por vezes longa, em que as trevas e as sombras se confundem e se misturam, mas da qual se vislumbra uma luz ténue, que colocará tudo às claras e dará um outro sentido à vida. 

Encenação João Lourenço
Dramaturgia Vera San Payo de Lemos
Atores: Anna Eremin, Bruno Bernardo, Filipe Vargas, Rui Mendes e Vítor Norte

Sem comentários:

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...