segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mais uma perda na Antropologia...


Foi com alguma consternação que recebi o e-mail do Luís Maçarico a comunicar-me o falecimento do Prof. Carlos Henriques de Jesus, Biólogo e Antropólogo, Professor das Universidades Nova de Lisboa, de Évora, do ISPA, Investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência, após doença prolongada.

Num espaço curto de tempo, já vi desaparecer três professores da minha licenciatura em Antropologia, primeiro o Prof. Mesquitela Lima, a Profª. Jill Dias e agora o Prof. Carlos Jesus. Uma geração de professores que se começa a perder, nomes e referências importantes do mundo da Antropologia...

Ainda me recordo com alguma nostalgia do ar meio louco e divertido do Prof.Carlos Jesus, a imitar a lula gigante nas suas aulas sempre tão engraçadas, dele a gritar no meio da aula, para que o ouvissem no Porto. Exemplos à partida pouco pedagógicos mas que ficaram na minha memória... Um professor sem dúvida polémico e fora do vulgar. Paz à sua alma, espero que na eternidade ele alcance a tranquilidade, pois ele era sem dúvida um espírito inquieto.

2 comentários:

oasis dossonhos disse...

Obrigado pela partilha. Convivi com o professor Carlos Jesus em Alpedrinha, onde costumava passar férias. Passámos momentos deliciosos, com os filhotes e a esposa.
Ficou-me na memória, com momentos luminosos e subversivos, pouco usuais em docentes universitários, onde o academismo impera.
Xi coração pra ti. Para o professor, um voo luminoso nesse universo que lhe pertence.
Luís

Anónimo disse...

Também fui aluna dele mas em Lisboa.
Um professor peculiar e muito boa pessoa. Possivelmente com os seus problemas tal como todos nós mas jamais maldoso para com os alunos. Uma maneira diferente de dar aulas, de se relacionar com os alunos mas que acho que a todos marcou! Boa pessoa!

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...