domingo, 12 de agosto de 2018

À Descoberta da Grécia : Kusadasi e Patmos


No terceiro dia da nossa viagem atracámos no porto de Kusadasi, na Turquia, localizada na costa do mar Egeu, bem cedo. Ao desembarcarmos deparámos com o seu nome escrito no alto de uma colina, ao estilo de Hollywood, para que o visitante mais distraído não esquecesse o nome da terra a que tinha chegado. As excursões organizadas pelo cruzeiro levar-nos-iam à Casa da Virgem Maria e a Éfeso, uma das mais importantes cidades greco-romanas da antiguidade.

A casa da Virgem Maria foi uma autêntica surpresa para mim, que desconhecia que a mãe de Jesus tivesse vivido na Turquia. Segundo a Bíblia, Maria, após a morte do filho, terá sido levada pelo apóstolo João para as proximidades de Éfeso onde terá vivido até à sua morte.
Localizada a cerca de 8 kms de Éfeso, no topo da montanha Bulbul, numa zona praticamente inacessível, esta casa manteve-se desconhecida durante séculos, tenso sido descoberta apenas no séc. XIX quando uma freira alemã Ana Catarina Emmerich descreveu detalhadamente a sua localização, bem como o aspeto da casa, após ter sonhado com a mesma. Estes dados terão sido facultados a arqueólogos, que acabaram por descobrir a casa no local referido pela freira.



Trata-se de um espaço muito pequeno, convertido num santuário sagrado para peregrinos católicos e muçulmanos. A casa, que agora é uma capela, é bastante pequena, toda feita de pedra, possuindo um altar com imagens de Maria e velas, e por ter sido visitada por alguns papas, podem ser vistas também no seu interior as oferendas de João Paulo II e Bento XVI. Ali respira-se uma enorme serenidade, sobretudo porque a visita foi feita antes das 9 da manhã, antes da chegada das hordas de turistas, e quem tem fé sente a energia daquele lugar, cheio de luz e de paz. Por ser um espaço sagrado não são permitidas fotografias no seu interior.
No exterior da casa, podem ser acesas velas em honra de Maria, beber-se água de um poço, cujas propriedades dizem ser milagrosas, existindo ainda um muro onde se pode deixar bilhetes de papel ou em tecido com pedidos ou preces. Tudo isto dependendo da fé de cada um tem o significado e as bênçãos que se quiser dar.
Depois de cerca de meia hora neste espaço sagrado, fomos visitar Éfeso, um autêntico colosso arqueológico, impressionante pela sua dimensão e pelos vestígios que nos deixou do período greco-romano, tendo sido uma das maiores cidades do império, chegando a ter cerca de 500 mil habitantes nos tempos de maior importância. Entre os muitos tesouros que aqui podemos encontrar destaca-se o anfiteatro romano com capacidade para 25 mil pessoas, que serviu de palco a gladiadores e animais e onde S. Paulo terá pregado e divulgado a palavra de Jesus Cristo. Foi também aqui nesta cidade que viveu o filósofo Heraclito. 

Outro aspeto a salientar é o templo de Artémis, (denominada de Deusa Diana pelos romanos). Este terá sido construído no séc. IV antes de Cristo e foi o maior templo do mundo, consagrado à Deusa da Caça e dos animais selvagens. 

Caminhar por estas ruas de empedrado em mármore é  um verdadeiro privilégio, é sentir as vozes do passado da nossa história, a história que lemos nos livros e na escola, e que ali é observada ao vivo através das marcas do tempo nas pedras que pisamos. Aí encontramos templos ou o que resta deles, como o Templo de Adriano; a impressionante Biblioteca de Celso, de três andares, a Fonte Trajano, e outros pórticos interessantes, guardados agora pelos gatos que aí vivem em comunidade.




Biblioteca de Celso

Antes do regresso ao barco houve tempo ainda para uma estratégia comercial de última hora, bem ao estilo dos turcos, levando-nos sem estarmos à espera, como se um rapto se tratasse até um local onde assistimos a um desfile de passagem de moda, de casacos em pele, tão lindos como extraordinariamente caros, mas com um preço de amigo, como o turco gosta de apregoar, sujeito a regateio. Nesse aspeto, ir à Turquia e não assistir à sua habilidade comercial, era quase como ir a Roma e não ver o Papa. Negócio bom para quem levava a carteira recheada, um tempo que acabou por ser excessivo, à conta dos que acabaram por comprar e demoraram na negociação.




Retomando ao cruzeiro houve tempo para descansar, tendo como próxima paragem Patmos, ilha grega situada no grupo do Dodecaneso, localizada na extremidade leste do mar Egeu, a 50 kms da Turquia.Chegados ao fim da tarde a Patmos, a atração para muitos seria visitar o Mosteiro de S.João, localizado no topo de uma colina, construído no século XII em homenagem a João Evangelista, ou a Gruta do Apocalipse, onde o apóstolo teve a visão e ditou o Livro do Apocalipse ao seu discípulo Prócoros. A nossa escolha acabou por ser a mais óbvia de todas, um banho salgado nas praias da ilha, pois entre tanta oferta cultural, ainda não tinha possível pôr o pé nas águas gregas. A experiência foi um pouco mais gélida do que esperava, equiparando-se a temperatura um pouco à da Costa da Caparica, o que para quem esperava um doce, calmo e quente banho, acabou por ser mais breve do que o esperado.




A noite acabou com um jantar bem comido e regado no restaurante do barco, e com um magnífico espetáculo pela companhia da Celestyal Olympia, que todos os dias tinha um tema diferente, com música, malabarismo, dança e muita animação.
Em alto mar, a viagem seguiu para Creta, onde tínhamos mais uma parte do nosso passado, história e mitologia para descobrir.

Sem comentários:

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...