quinta-feira, 9 de agosto de 2018

À Descoberta da Grécia : Mykonos


No dia seguinte, a manhã começou cedo, com o transfer para o porto de Piréus, em Atenas, tendo parado em vários hóteis para recolher os outros passageiros que iriam seguir a viagem no cruzeiro, de três dias pelo mar Egeu e ilhas gregas. Ao chegar ao porto, o processo de embarque foi um pouco demorado, com as formalidades todas necessárias, bem como o controlo de segurança. Apesar da demora sentia-me entusiasmada e com uma grande expectativa sobre como iriam ser aqueles três dias no mar a visitar algumas ilhas gregas, afinal era a primeira vez que viajava num cruzeiro. 
 

Perto das 11h00 finalmente embarcámos no Celestyal Olympia, seguindo-se o habitual exercício de salva-vidas a bordo no convés, onde todos tivemos que experimentar os coletes salva vidas e ouvir as instruções a tomar em caso de necessidade de evacuação do barco. Todos vestidos daquela forma, não sabia se rir, se ter medo de um possível risco daquela situação caricata se poder tornar real, por isso logo que pude tirá-lo senti um enorme alívio.





O dia seguiu calmamente servindo para usufruir das comodidades do cruzeiro, da pequena piscina, localizada no nono andar, do bar, do descanso, da leitura. O nosso destino seria Mykonos, localizado no grupo das ilhas cíclades, onde chegaríamos perto das 18h15. Até lá era aproveitar a animação  e os prazeres da mesa a bordo, dormitar e subir e descer os 6 lances de escadas que distavam entre a piscina e a cabine em que estávamos instaladas no terceiro piso. Entre tanta comida à discrição e a minha vontade de comer sempre deu para fazer algum exercício.

Ao desembarcarmos em Mikonos, seguimos em autocarro até Chora, a capital da ilha. Andámos sempre em grupo para que pudéssemos visitar a cidade sem nos perdermos, pois o seu traçado é labiríntico, cheio de ruas apertadas e emaranhadas, vielas e becos, ao que parece para desafiar o vento e os piratas, surpreendendo-nos com recantos belíssimos, com casas pintadas de branco, de portas e janelas azuis, que contrastam com o rosa forte das buganvílias suspensas em janelas e varandas. Tudo tem um toque sofisticado nestas ruas, a começar pelas lojas de marcas caras, pelas pessoas endinheiradas que circulam. A beleza rústica do local mistura-se com uma certa superficialidade mundana dos produtos que se vendem, que nada são caraterísticos da região. 

 Levados pela guia turística que nos acompanhou nos três dias do cruzeiro, também da Star Helenic, fomos descobrindo recantos e lugares que nos arrancavam alguns suspiros de admiração, desembocando na mítica Little Venice, herança da influência veneziana na Grécia,  conhecida pelos seus restaurantes e pelas casas com as suas varandas altas, debruçadas sobre o mar. Ali não faltam estabelecimentos de restauração, lojinhas, bares e sobretudo turistas, que se acotolevam nas pedras junto ao mar pelo melhor spot para tirar uma foto de recordação. 


 
Um pouco mais em cima, estão localizados os moinhos de vento, outro ex-líbris de Mykonos. Trata-se de 16 moinhos, que foram construídos no século XVI para moer grãos, e que hoje servem apenas para ilustrar os postais e as fotografias. Todos estão voltados para Litlle Venice, e por se situarem numa pequena colina tem-se dali uma vista espetacular sobre o mar.





Apesar de não termos visto o Petro II, o pelicano que se passeia nas ruas de Chora, e é uma interessante atração, passámos ainda pela igreja azul e pudemos contemplar um dos mais bonitos pores do sol que vi na Grécia, que me encheu a alma e o coração e o tornaram por isso inesquecível.
De regresso ao Cruzeiro, a viagem seguiu mar adentro, enquanto dormíamos. A próxima paragem seria no dia seguinte, em Kusadasi, já em terras turcas.

Sem comentários:

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...