domingo, 16 de agosto de 2009

Impressões da Viagem - Entre Burgos e o Futuroscope

De volta à estrada. Este ano o destino de férias foi a Holanda, mas pelo caminho encontrei cidades como Burgos, Brugges, Gent, Antuérpia, Amesterdão, Paris e S.Sebastian, as quais, de modos diferentes me encantaram.
Em Espanha, a primeira paragem foi na bonita cidade de Burgos, no coração de Castela e Leão. Aí, é fácil deslumbrarmo-nos com a sua magnífica catedral, construída ao longo de 3 séculos por numerosos artistas e arquitectos europeus. Além da catedral podemos encontrar ainda a Escadaria Dourada, construída em 1532, a Capela do Condestável de 1496 e a cúpula central (1539), onde se encontra o túmulo do lendário herói da cidade El Cid.
Nesta típica cidade espanhola, o ambiente é de “fiesta”. Desfilavam pelas ruas elegantes personagens, com trajes a rigor, saídos de um casamento realizado na Catedral, cruzam-se turistas à procura da melhor esplanada para comer as célebres «tapas» e «bocadilhos» com «canha» (cerveja). Em baixo do espectacular do Arco de Santa Maria, no bairro antigo, pudemos deliciar-nos com um grupo musical que nos transportam a outros tempos e lugares, com a sonoridade emanada dos seus instrumentos.
Perto da cidade de Poitiers pudemos visitar o Futuroscope, um parque temático dedicado ao Futuro. Aqui predomina a diversão, podemos encontrar variados pavilhões (que nos fazem lembrar um pouco os tempos saudosos da nossa Expo 98) e experimentar diversas e intensas sensações, recorrendo às novas tecnologias cinematográficas e audiovisuais.
Neste espaço, experimentei praticamente todos os simuladores que existiam, desde aqueles que simulavam uma viagem frenética numa Montanha Russa, uma louca corrida acelerada num carro de fórmula 1, a variadíssimas outras sensações emocionantes. Destaco também os filmes temáticos projectados em 3D ou ecrãs gigantes, entre os quais destaco um sobre uma expedição no Rio Nilo.

Burgos (Espanha)


A magnífica Catedral

A música invadia o fim de tarde em Burgos

Futuroscope (Poitiers)

Espectáculo de encerramento - momento da "onda"

Perto da hora de encerramento, o parque oferece ainda um interessante espectáculo, de multimédia, luzes e fogo de artifício, cujo título é «O Mistério da nota Azul».
Apenas um aspecto negativo neste parque temático: a restauração! Os elevados preços praticados não se justificam, pois a maioria dos restaurantes são vulgares “fast food’s…

Le Mistére de Note Blue

Fogo de Artífício


Quem se interesse por parques de diversão como estes, deixo aqui ficar os links para conhecerem alguns dos divertimentos e simuladores em que andei... são mesmo emocionantes!



Sem comentários:

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...