Chegada à Holanda, a paisagem começou a mudar e a temperatura a descer um pouco. O tempo estava mais comedido, chuviscando de vez em quando. Contudo, foi assombroso ir até ao Mar do Norte, situado entre as costas da Noruega e da Dinamarca ao leste, a costa das Ilhas Britânicas ao oeste e a Alemanha, ver os célebre diques. Valeu a pena, ver como os Países Baixos devem a sua existência à mão engenhosa do homem.
No regresso dos diques do Mar do Norte, houve tempo para parar num daqueles estabelecimentos em que nos fazem demosntrações de queijos e de socas. Como era tudo muito caro (exageradamente caro) preferi apenas ver o que eles queriam que o turista visse.
Na ida para Amesterdão fizemos paragem em Vollendam. Trata-se de uma pequena localidade portuária dos Países Baixos, situada na comuna d'Edam -Vollendam, ao norte de Amesterdão. É uma cidade bastante turística à beira-mar plantada. Enquanto os outros iam encafuar-se em restaurantes e desperdiçar o precioso tempo nesta linda terra, eu almocei à beira-mar e disfrutei dos prazeres do Mar do Norte, juntamente com outros nórdicos, pudendo observar as crianças que se molhavam na linha de água, todos muito louras e brancas. Um momento de puro deleite, quase me apetecia beliscar, por não acreditar que estava a apanhar sol no Mar do Norte!
Aqui tirei a barriga de misérias, afinal as coisas aqui nas lojas eram bastante giras, interessantes e baratas, foi uma óptima ocasião para fazer umas comprinhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário