quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Sugestões de fim-de-semana

De 28 a 30 de Setembro decorrem as Jornadas do Património. Aproveite a ocasião para visitar ou revisitar um dos nossos museus, pois alguns deles possuem mesmo algumas actividades interessantes em que poderá participar.
É também este fim-de-semana que reabrem as galerias subterrâneas da rua da Conceição e da Rua da Prata, na Baixa Pombalina. Aconselho a todos os que não conheçam para irem, mas vão cedo… pois apesar de abrirem às 10h da manhã, as longas filas começam logo muito cedo.
Em Lisboa irão existir actividades no Mosteiro dos Jerónimos, na Torre de Belém, no Palácio Nacional da ajuda, na Igreja de S.Roque, no Panteão Nacional, no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras, na Assembleia da República, entre muitas outras…

Em Sintra as iniciativas são as seguintes:

28 de Setembro
10h00m: ROTEIRO CULTURAL - Circuito pedonal ao Centro Histórico da vila de Sintra.
14h30m: ROTEIRO CULTURAL - Circuito pedonal ao Centro Histórico da vila de Sintra.

29 de Setembro
11h00m: "PERCURSO DA PENA" (Ponto de encontro - Portão dos Lagos)
11h30m: "PERCURSO ARQUITECTÓNICO RAUL LINO" (Pontos de encontro - Casa de Cipreste, Rua do Roseiral, São Pedro de Sintra)
11h30m: "PERCURSO PAISAGISTICO ALFREDO KEIL" (Ponto de encontro - Adega Visconde Salreu, Colares)
15h00m: Apresentação do projecto "SINTRA O OUTRO LADO DO PATRIMÓNIO - CAMINHOS DA CULTURA" (Palácio Nacional de Sintra)
15h00m: PERCURSO “À DESCOBERTA DOS PARQUES” (Ponto de encontro - Portão princípal do Parque da Liberdade)
16h00m: "EVOCAÇÃO DE BAILE RENASCENTISTA" - Apresentação de danças renascentistas com reproduções de trajes da época (Palácio Nacional de Sintra)

30 de Setembro
11h00m: PERCURSO “À DESCOBERTA DOS PARQUES” (Ponto de encontro - Portão princípal do Parque da Liberdade)
11h00m: "PERCURSO LITERÁRIO HANS CHRISTIAN ANDRESEN" (Ponto de encontro: Palácio de Valenças)
11h00m: "PERCURSO DE SANTA MARIA" (Ponto de encontro - Palácio Nacional da Vila)
11h30m: "PERCURSO ARQUITECTÓNICO RAUL LINO" (Pontos de encontro - Casa de Cipreste, Rua do Roseiral, São Pedro de Sintra)
11h30m: "PERCURSO PAISAGISTICO ALFREDO KEIL" (Ponto de encontro - Adega Visconde Salreu, Colares)
15h00m: "PERCURSO LITERÁRIO HANS CHRISTIAN ANDRESEN" (Ponto de encontro: Palácio de Valenças)
INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES:
Informações e inscrições para a Evocação de Balie Renascentista: telf. 219 236 101

Informações e inscrições para a apresentação do projecto "Sintra - o Outro Lado do Património": telf. 219 236 109Informações e inscrições para os roteiros: telf. 219 238 822 (sector roteiros)Informações e marcações prévias para visitas a monumentos: telf. 21 923 86 01

Outras sugestões ligadas ao património:
Visite a página do IPPAR e conheça as opções perto de si!
http://www.ippar.pt/pls/dippar/agenda_detalhe?xcode=11762908

O Museu Berardo é outra sugestão que vos deixo. O CCB é sempre um local bem aprazível e esta exposição é bastante interessante. Na última vez que lá fui passei horas nas suas instalações. Aproveitei para almoçar calmamente e assistir a um espectáculo musical na Praça do Museu. Optei por uma visita guiada geral, que aconselho vivamente, pois permite-nos um olhar condensado daquela realidade artística tão diversificada e tão complexa que é a arte moderna. A guia que me guiou na visita, a Teresa Cardoso revelou-se muito expressiva, comunicativa, elucidando as dúvidas que surgiam e explicando os contextos das obras presentes mais importantes. O facto dela incentivar ao diálogo tornou o ambiente mais descontraído e permitiu que as duas horas se tornassem menos “secantes”. Aí podemos encontrar nomes consagrados como os de Picasso, Dali, Warhol, Marcel Duchamps, Paula Rego, Helena Almeida entre muitas outras.
Até Novembro a entrada é gratuita. A partir dessa data, a montagem da exposição será diferente, com obras diferentes, de acordo com um outro discurso expositivo.

Pablo Picasso, Femme dans un Fauteuil, 1929 Salvador Dali, White Aphrodisiac Telephone, 1936
Andy Warhol, Judy Garland, c. 1979 Paula Rego, The Barn, 1994 Helena Almeida,Sem Título (18 fotografias a p/b), 1996-97

A todos os interessados, informa-se que em Beja decorre este fim-de-semana, o «Festival do Amor».
Este irá decorrer na Praça da República, onde irá decorrer uma “feira do amor” com barraquinhas de beijos, tasquinhas com petiscos afrodisíacos, pontos de venda de livros e de discos relacionados com o tema do festival, serviços de astrologia e cartomancia, doces conventuais, etc.

Existirão também mais de duas dezenas de eventos culturais entre workshops de artes orientais, leitura e escrita criativa erótica, espectáculos de dança do ventre, teatro com “as vampiras de sodoma” e a peça “é por aqui”.
Na música a confirmação do consagrado humorista e fadista “Rouxinol Faduncho”, a presença de “Adi Cudz” novo valor da música portuguesa, são algumas das presenças confirmadas nesta edição.

Em Lisboa acontece também na FIL a PetShow, que pretende incentivar o convívio de animais de estimação, onde haverá a maior exposição de répteis e espaços para adopção de animais.

Um fim-de-semana em cheio… claro!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia Ana,

Obrigada pelas fantásticas sugestões :-)

És uma querida :-)

beijos e bom fim de semana
Sandra

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...