quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dia Europeu Contra a Pena de Morte

O dia 10 de Outubro passa a ser o Dia Europeu contra a Pena de Morte. A estreia no calendário foi assinalada esta terça-feira em Lisboa, com uma conferência conjunta da Comissão Europeia, do Conselho da Europa e da Presidência Portuguesa da União Europeia.
A decisão de proclamar 10 de Outubro Dia Europeu contra a Pena de Morte foi tomada no passado dia 27 de Setembro pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa, depois de uma iniciativa semelhante ao nível da UE ter sido inviabilizada pela Polónia, alegando que a União deveria abrir antes um debate mais amplo sobre o direito à vida, que incluiria o aborto e a eutanásia.
Através desta iniciativa a Europa expressa assim de viva voz a condenação por esta atrocidade e a defesa dos direitos humanos. Penso que apesar de haver pessoas capazes de cometer atrocidades, crimes hediondos, não somos Deus para lhes dar em troca a morte. Pior do que tudo, muitas vezes vão parar aos corredores da morte pessoas inocentes, que não conseguem defender a sua inocência, a história está repleta de casos desses.
Deixo aqui ficar o meu grito de revolta contra a pena de morte e expressar o meu agrado pela criação deste dia. Que ele inspire todos os povos do mundo para acabarem com esse flagelo.

Sem comentários:

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...