domingo, 26 de agosto de 2012

Exposição «Noites em São Carlos», no Teatro de S. Carlos

Quem for apreciador de ópera ou tenha simplesmente curiosidade de conhecer melhor por dentro o Teatro de S. Carlos, em Lisboa, tem agora a oportunidade de o fazer através de uma exposição que percorre os vários espaços desta sala de espetáculos.

Após uma introdução no foyer do teatro, é uma surpresa o que se segue, somos levados a entrar na sala do teatro, que se encontra lotada, com figuras em papelão, feitas por alunos da Faculdade de Belas artes, no palco vislumbra-se personagens do elenco dá célebre ópera Madame Butterfly, e ecoa dentro de nós a voz potente da Maria Callas. Ao nos aproximarmos do palco e ao pisarmos sobre ele, temos a forte e emocionante sensação de integrar a própria ópera e de fazermos parte daquele elenco. É poderoso o impacto da música e do canto, da sofrida voz da diva interpretando Madame Butterfly.




 
Seguiu-se a visita a outros espaços interditos, como a boca de cena, os bastidores, a carpintaria e os vários camarins que se encontram perto do palco. Houve oportunidade para ir ainda ao salão de honra, ver trajes, cenários e adereços de óperas que ali se realizaram, recordar artistas célebres que imortalizaram as suas vozes nas óperas que realizaram.




Fica a recomendação para que aproveite para visitar o teatro, a visita é guiada, custa 3 euros, mas vale bastante a pena. Abre às 11h00 e fecha às 19h00,de quarta a segunda ,e o melhor é mesmo ir de manhã, pois a afluência tem sido enorme nos últimos dias. A exposição está patente até dia 4 de setembro de 2012.

Sem comentários:

Alpha: a história de uma amizade que sobrevive há milénios

Alpha é um filme que conta uma história que se terá passado na Europa, há cerca de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, durante a Era do...